Nov 5, 2014

À boleia da matemática com... Decisão Estratégica - Teoria de Jogos


 "À boleia da matemática com... Decisão Estratégica - Teoria de Jogos"
 
José Carlos Quadrado, Vice-Presidente do ISEP
 
17 de novembro de 2014,  H207, 12h.
À boleia da matemática com... Decisão Estratégica - Teoria de Jogos
 
José Carlos Quadrado, Vice-Presidente do ISEP
 
17 de novembro de 2014,  H207, 12h.
 

 

Decisão estratégica – Teoria de Jogos

Resumo:

Pretende-se abordar muito brevemente o tema da tomada de decisão estratégica utilizando ferramentas matemáticas especificas da teoria de jogos. Naturalmente que apenas se aborda a proverbial ponta do iceberg, referindo apenas alguns dos conceitos fundamentais sem aprofundar.

Abordam-se por isso os elementos de análise da teoria de jogos não-cooperativos (onde os jogadores se comportam de forma egoísta) enquadrando as situações em termos das ações disponíveis aos vários atores (jogadores) e os seus ganhos como função das suas ações, e usando várias noções de equilíbrio para fazer predições descritivas ou prescritivas.

Apresentam-se alguns exemplos de jogos onde se identificam os equilíbrios de Nash, as estratégias dominantes, as estratégias mistas, e comportamentos em jogos repetidos finita e infinitamente.

Propõem-se uma discussão sobre algumas decisões de direção estratégica atuais.

 

Biografia:

 José Carlos Quadrado é Professor Coordenador com Agregação na área da Engenharia Eletrotécnica.  Desempenha as funções de Vice-Presidente do ISEP.

Presentemente é Presidente da Federação Internacional das Sociedades de Educação em Engenharia (IFEES), tendo assumido no passado recente a posição de Presidente da Associação Ibero-Americana das Sociedades de Ensino de Engenharia (ASIBEI), bem como a posição de vice-Presidente da Sociedade Europeia de Ensino de Engenharia (SEFI). Em 2009 foi nomeado pelo Ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como membro do grupo de peritos de Bolonha.

 É igualmente o responsável pelo Observatório Português em direção estratégica universitária europeia e latino-americana (TELESCOPI) e foi o presidente fundador da Associação Portuguesa de Dirigentes das Instituições de Ensino superior de Engenharia (APDI2E).

 É membro e membro sénior em varias sociedades de engenharia no mundo, tais como: Society of Instrument and Control Engineers, SICE (Japão); Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE (USA); Chair da al-Farabi National Kasakhstan  University International Friends Club (KazNU - Kazakhstan); and Global Engineering Deans Council (GEDC). É professor visitante em várias universidades em todo o mundo.

 É detentor de mais de 100 publicações internacionais (incluindo revistas e capítulos de livros), algumas patentes e vários prémios internacionais na área da engenharia, desempenha ainda funções de editor em algumas revistas. Participou em vários projetos internacionais de engenharia e ensino de engenharia nos campos das energias renováveis, pilhas de combustível, veículos elétricos e controlo inteligente.